...CURSO DE MODELAGEM INDUSTRIAL E CORTE E COSTURA SOB MEDIDAS - PRESENCIAL
 

Curso unificado de corte sob medidas e modelagem industrial

 

 


 

Breve descrição

 

Do básico ao avançado, este curso que unifica o corte e costura sob medidas com a modelagem industrial, tem por objetivo formar modelistas para qualquer segmento de moda. Habilita o formando a exercer todas as funções de um profissional de modelagem dentro de uma confecção além de prepará-lo para o trabalho em ateliês de roupas sob medidas.

São mais de 10 cursos em 1 curso unificado com centenas de modelos sendo a maior parte para a moda feminina. Inclui também o principal da moda masculina, infantil, bebê, malharia, tamanhos grandes, moda gestante, íntima, praia e natação. No curso também são ensinadas as técnicas de ampliação e redução de moldes e como montar uma confecção de moda. Para quem ainda não tem conhecimentos sobre costura, ela será ensinada opcionalmente em conjunto com a modelagem.

 

Método tradicional geométrico

 

O método geométrico, que não utiliza gabaritos, é o mais aplicado em confecções e ateliês de moda do mundo todo, pois é o único que garante um traçado perfeito a partir de medidas tomadas ou de uma tabela industrial.

Com anos de pesquisas e estudos sobre os vários processos de modelagem industrial e corte sob medidas utilizados no Brasil e no exterior, a professora de modelagem e estilismo, mestra em psicopedagogia, Márcia Dória, desenvolveu e aperfeiçoou no embasamento do geométrico, o método EMP. Trata-se de uma metodologia diferenciada para que as lições sejam assimiladas com facilidade ao mesmo tempo em que é passado ao aluno o maior número de informações possíveis.

Todas as bases foram testadas para garantir a eficácia das lições e assegurar o bom caimento das peças.

As tabelas de medidas EMP respeitam a norma NBR 13377.

 

Campo de trabalho

  Modelista é o profissional que faz os moldes pelos quais se cortam os tecidos. Pode trabalhar por conta própria para confeccionistas e ateliês ou por contrato junto aos mesmos. Entre as opções de negócio próprio estão a assessoria em modelagem, além de sua própria confecção de roupas.

 

Qual o conteúdo do curso?

 

Apostila 1. Materiais para o trabalho de modelagem; Como tirar medidas; Tabelas completas de medidas femininas, masculinas, infantis, juvenis, bebê, tamanhos grandes (medidas do corpo e para malhas de média e alta elasticidade); Para entender o método geométrico; As informações que a modelagem deve conter; História geral dos tecidos; Principais fibras e tecidos para o vestuário; Tratamentos aplicados a tecidos; Cálculo de metragem de tecido para roupas; Aviamentos; Confecções em couro; Confecções em jeans; Os diversos profissionais da moda.

Apostila 2. Dezenas de modelos de saias; O bom caimento das saias; Como trabalhar a modelagem criando efeitos; Como adaptar a modelagem da saia às conformações físicas; Ampliação e redução.

Apostila 3. Dezenas de modelos de calças em diversos comprimentos; Como trabalhar a modelagem criando efeitos; Como adaptar a modelagem da calça às conformações físicas.; Ampliação e redução.

Apostila 4. Dezenas de modelos de blusas justas femininas; Transferência de pences; Decotes; Drapeados; Revéis; Transpasses e vistas de abotoamento e para zípers; Como adaptar a modelagem da blusa às conformações físicas; Ampliação e redução.

Apostila 5. Dezenas de modelos de golas e mangas femininas, masculinas e infantis; Ampliação e redução.

Apostila 6. Dezenas de modelos femininos entre blusas, vestidos, camisas, salopettes (jardineiras), colete; Ampliação e redução.

Apostila 7. Dezenas de modelos infantis e masculinos entre camisas, blusas, colete, jaleco (avental), vestidos; Ampliação e redução.

Apostila 8. Dezenas de modelos femininos, masculinos e infantis entre blazers, spencers e similares; Ampliação e redução.

Apostila 9. Dezenas de modelos femininos, masculinos e infantis entre macacões, jardineiras, casacos, parkas, jaquetas, poncho, trench-coat, slipon, ulster; Ampliação e redução.

Apostila 10. Malhas; Como calcular a elasticidade das malhas; Sutiã - sua história e o modelo certo para cada tipo de busto; Dezenas de modelos femininos, masc. e infantis para cotton, lycra, etc: calcinhas, sutiãs, leggings, fusô, calça bailarina, maiôs, biquinis, sungas, saia, vestido. Ampliação e redução.

Apostila 11. Dezenas de modelos femininos, masc. e infantis para malhas firmes e de baixa elasticidade entre: cuecas, pijamas, trainings (conjuntos em moletom), calça de malha, camisetas, regata, robe (roupão), peignoir, saias, vestidos, camisolas, short-dolls. Ampliação e redução.

Apostila 12. Dezenas de modelos para moda bebê; Ampliação e redução; Moda e informática; Produção Industrial de moda; Como montar uma confecção; Dicas de Moda para cada tipo físico de mulher.

 

Qual a duração do curso?

  Para o curso completo de modelagem, são necessárias em média 80 horas de aula, lembrando que a mesma carga horária deve ser reservada em casa para os exercícios. O prazo para a conclusão do curso depende da carga horária escolhida e do aproveitamento individual do aluno. Pode-se optar pela aula de 1:30h ou de 3h de duração. Ao todo ficam disponíveis 42 horas de aulas por semana. Caso o aluno deseje aprender a costurar ao mesmo tempo, a duração será estendida conforme a quantidade de peças que desejar montar.

 

Quais os dias e horários disponíveis?

  Manhã: 2ª a 6ª das 9:30 às 11 e das 11 às 12:30h.
Tarde: 2ª a 6ª das 14 às 15:30 e das 15:30 às 17h.
Noite: 2ª a 5ª das 18 às 19:30 e das 19:30 às 21h.
Sábado: 9:15 às 10:45; 10:45 às 12:15; 13 às 14:30 e 14:30 às 16h.

 

Quais os materiais necessários?

  Régua de miniaturização EMP que você receberá gratuitamente com a primeira apostila, lapiseira, borracha, fita métrica, tesoura, carretilha, papel manilha ou kraft, papel de seda e folhas de papel sulfite.

 

Promoções

 

Matrícula grátis para alunos transferidos de outras escolas de moda: basta apresentar o comprovante de pagamento atual! Uma ótima oportunidade de mudar para melhor!

Conheça também a promoção para o curso Curso Integrado de Moda!!!

 

Professores - por ordem alfabética

Bruna Martins Pinto Bruna Martins Pinto, modelista e estilista graduada no curso superior de Moda e Modelagem do SENAC, com vários anos de experiência junto a confecções de moda e cursos de moda. Atualmente atuando também na coordenação dos cursos na nova unidade da EMP no Bom Retiro, metrô Tiradentes.
Fábio Martinez Fábio Martinez, modelista e estilista graduado no curso superior de Moda e Modelagem do SENAC, classificado entre os melhores talentos da faculdade. Adquiriu ampla experiência como consultor de modelagem e estilo em confecções das mais variadas linhas de moda.
Francielle Guimarães Rocha Francielle Guimarães Rocha, modelista, piloteira, estilista, graduada no curso superior de Moda e Modelagem do SENAC, com 10 anos de experiência em confecções de diversos segmentos de moda, ganhadora do concurso Alexandre Herchcovitch verão 2012.
Louise Renne Lutkus Louise Renne Lutkus, modelista, estilista e consultora de moda, graduada no curso superior de Moda e Modelagem do SENAC, com ampla experiência em grifes de moda, como Reinaldo Lourenço e muitas outras.
Maysa Cavaleiro de Andrade Maysa Cavaleiro Andrade, modelista e estilista, graduada no curso superior de Moda e Modelagem do SENAC. Indicada pelos professores da faculdade, iniciou cedo seus estágios no ensino de modelagem, corte, costura e desenho de moda. Também presta assessoria a confecções há vários anos.
Rogério Caetano Simões Rogério Caetano Simões, graduado em Moda e Modelagem, pós graduado em Docência no Ensino Superior pelo SENAC, professor experiente de modelagem no curso superior de moda do SENAC, modelista, estilista e consultor de modelagem, CAD e alfaiataria.

 

Autora e coordenadora

Márcia Dória, autora e coordenadora dos cursos Márcia Dória, estilista, modelista, professora de desenho de moda, estilismo e modelagem, publicitária, mestra em Psicopedagogia, autora de cursos de moda desde 1987.

 

Imagens

Curso de modelagem industrial e corte sob medidas Sala de modelagem
Sala do curso de modelagem Sala do curso de costura

 

Unidades

 

Metrô Santa Cruz:
Rua Loefgren, 903 - São Paulo - SP
Tel: (11) 5571-3985 e 5573-2917

Metrô Tiradentes, no bairro do Bom Retiro:
Rua Guarani, 28, 2º andar - São Paulo - SP
Tel: (11) 5084-3607 e 5084-3565

 

  RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE VALORES

 

 

 

 

 

 

CURSOS DE MODA
PRESENCIAIS

MODELAGEM
(com costura opcional)

Unificado Completo
Malharia
Moda Íntima (Lingerie)
Moda Praia e Fitness
Moda Feminina Básico
Moda Feminina Completo
Moda Masculina
Moda Infantil
Moda Bebê
Graduação de Moldes
Modelagem em CAD

COSTURA
Corte e Costura
Consertos e Ajustes de Roupas

DESENHO DE MODA
Curso Integrado de Moda
(desenho de moda, estilismo)

Básico de Desenho de Moda Feminina
Design de Moda em CorelDraw

 

CURSOS DE MODA
À DISTÂNCIA

MODELAGEM
Unificado Completo
Malharia
Moda Íntima (Lingerie)
Moda Praia e Fitness
Graduação de Moldes

DESENHO DE MODA
Curso Integrado de Moda
(desenho e ilustração de moda,
figurinismo e estilismo)

Curso de Design de Moda em
CorelDraw

 

KITS DE MOLDES

Moda Feminina
Moda Masculina
Tamanhos Grandes
Moda Infanto-juvenil e Bebê
Moda Íntima
Moda Praia e Fitness
Moda Pet

 

MATERIAIS
SUPLEMENTARES

Guia explicativo de costura
Guia ilustrado do modista
Kit de desenho de moda feminina
Esquadro de curvas EMP
Mostruário de tecidos

 

CONTATO

DEPOIMENTOS

TRABALHE NA EMP

RESPONSABILIDADE SOCIAL

HOTÉIS PRÓXIMOS

ÁREA DO ALUNO:
contato com professor

 
 

EMP - Escola de Moda Profissional | www.escolademoda.com.br

...
Unidade Metrô Santa Cruz: R. Loefgren, 903 | São Paulo - SP | 04040-030
Unidade Metrô Tiradentes: R. Guarani, 28, 2º and. | São Paulo - SP | 01123-040
...

Copyright © Escola de Moda Profissional

...