BREVE DESCRIÇÃO

NOVO
BENEFÍCIO!

A EMP disponibiliza um ateliê de costura e modelagem para que seus alunos pratiquem além dos horários de aula!

Do básico ao avançado, o curso tem por objetivo formar modelistas para o segmento de moda feminina. Habilita o formando a exercer todas as funções de um profissional de modelagem dentro de uma confecção além de prepará-lo para o trabalho em ateliês de roupas sob medidas.

No curso também são ensinadas as técnicas de ampliação e redução de moldes e para quem ainda não tem conhecimentos sobre costura, ela será ensinada opcionalmente em conjunto com a modelagem.

MÉTODO TRADICIONAL GEOMÉTRICO

O método geométrico, que não utiliza gabaritos, é o mais aplicado em confecções e ateliês de moda do mundo todo, pois é o único que garante um traçado perfeito a partir de medidas tomadas ou de uma tabela industrial.
Com anos de pesquisas e estudos sobre os vários processos de modelagem industrial e corte sob medidas utilizados no Brasil e no exterior, a professora de modelagem e estilismo, master em psicopedagogia, Márcia Dória, desenvolveu e aperfeiçoou no embasamento do geométrico, o

método EMP. Trata-se de uma metodologia diferenciada para que as lições sejam assimiladas com facilidade ao mesmo tempo em que é passado ao aluno o maior número de informações possíveis.
Todas as bases foram testadas para garantir a eficácia das lições e assegurar o bom caimento das peças.
As tabelas de medidas EMP respeitam as últimas normas técnicas.

CAMPO DE TRABALHO

Modelista é o profissional que faz os moldes pelos quais se cortam os tecidos. Pode trabalhar por conta própria para confeccionistas e ateliês ou por contrato junto aos mesmos.

Entre as opções de negócio próprio estão a assessoria em modelagem, além de sua própria confecção de roupas.

CONTEÚDO DO CURSO

Curso de modelagem feminina

Materiais de modelagem;

Como tirar medidas;

Tabelas completas de medidas;

Para entender o método geométrico;

As informações que a modelagem deve conter;

História dos tecidos;

Fibras e tecidos para o vestuário;

Cálculo de metragem de tecido para roupas sob medida;

Aviamentos;

Confecções em couro;

Confecções em jeans;

Os diversos profissionais da moda.

Dezenas de modelos de saias;

O bom caimento das saias;

Como trabalhar a modelagem criando efeitos;

Como adaptar a modelagem da saia às diversas conformações físicas;

Ampliação e redução de saias;

Dezenas de modelos de calças em diversos comprimentos;

Como trabalhar a modelagem de calças criando efeitos;

Como adaptar a modelagem da calça às diversas conformações físicas;

Ampliação e redução de calças;

Dezenas de modelos de blusas femininas;

Transferência de pences;

Decotes;

Drapeados;

Revéis;

Transpasses e vistas de abotoamento e para zípers;

Como adaptar a modelagem da blusa às diversas conformações físicas;

Ampliação e redução de blusas;

Dezenas de modelos de golas e de mangas;

Ampliação e redução de golas e de mangas;

Dezenas de modelos de blusas e camisas e colete;

Modelos de vestidos, salopettes (jardineiras);

Ampliação e redução de vestidos;

Vários modelos de blazers, spencers e similares; Ampliação e redução de blazers;

Macacões e jardineiras;

Casacos, parkas, jaquetas, ponchos, trench-coat;

Ampliação e redução de macacões.

curso de modelagem feminina

DURAÇÃO DO CURSO

Para o curso completo de modelagem feminina, são necessárias em média 50h de aulas, lembrando que a mesma carga horária deve ser reservada em casa para os exercícios. O prazo para a conclusão do curso depende da carga horária semanal escolhida, do aproveitamento individual e do tempo reservado em casa para acelerar o curso.

Pode-se optar pela aula de 1:30h ou de 3h de duração, uma ou mais vezes por semana. Ao todo, são 32 opções de horários por semana. Caso o aluno deseje aprender a costurar ao mesmo tempo, a duração será estendida conforme a quantidade de peças que desejar montar.

DIAS E HORÁRIOS DISPONÍVEIS

Você pode escolher uma ou mais aulas de 1 hora e 30 minutos por semana dentro destas opções:

Manhã: 2ª, 3ª, 4ª, 5ª ou 6ª das 9:30 às 11 e das 11 às 12:30h.
Tarde: 2ª, 3ª, 4ª, 5ª ou 6ª das 14 às 15:30 e das 15:30 às 17h.
Noite: 2ª, 3ª, 4ª ou 5ª das 18 às 19:30 e das 19:30 às 21h.
Sábado de manhã: das 9:15 às 10:45 e das 10:45 às 12:15.
Sábado à tarde: das 13 às 14:30 e das 14:30 às 16h.

Você também pode escolher uma ou mais aulas de 3 horas semanais dentro destas opções:

Manhã: 2ª, 3ª, 4ª, 5ª ou 6ª das 9:30 às 12:30h.
Tarde: 2ª, 3ª, 4ª, 5ª ou 6ª das 14 às 17h.
Noite: 2ª, 3ª, 4ª ou 5ª das 18 às 21h.
Sábado de manhã: das 9:15 às 12:15.
Sábado à tarde: das 13 às 16h.

MATERIAIS INICIAIS NECESSÁRIOS

Régua de miniaturização EMP, lapiseira, borracha, fita métrica, tesoura, carretilha, papel manilha ou kraft, papel de seda e folhas de papel sulfite.