Vários cursos em 1 curso integrado de moda! Em passo a passo, o curso destina-se à formação de desenhistas e ilustradores de moda, figurinistas e estilistas.

Habilita o formando a pesquisar, criar, desenhar e ilustrar moda para todos os segmentos, além torná-lo apto a fazer consultoria pessoal de moda aos mais variados estilos e tipos físicos de pessoas.

Intensas pesquisas sobre moda e modelagem nos principais pólos de moda, somaram-se à longa experiência da professora de estilismo e modelagem, mestra em psicopedagogia, Márcia Dória, para a elaboração deste curso que reúne as mais recentes técnicas de desenho e criação de moda.

No decorrer do anterior curso de Desenho de Moda - Estilismo, todas as dúvidas dos estudantes foram registradas pela EMP, de maneira a contribuir ainda mais para o aperfeiçoamento do curso. Aproveitamos este espaço para agradecer as numerosas cartas de elogios e incentivos dados por nossos talentosos ex-alunos!

O mercado de trabalho é amplo para aqueles que desenham e criam moda. Conheça um pouco mais sobre cada profissão:

Estilista: Desenha e cria modelos de acordo com as tendências de moda. Pode atuar por conta própria vendendo suas criações a confeccionistas, ateliês de moda, bureaux de moda ou trabalhar normalmente por contrato junto aos mesmos.

Figurinista: Elabora figurinos para teatro, musical, ópera, ballet, cinema e televisão(para atores, jornalistas, apresentadores, etc). Conhece profundamente a história do vestuário.

Designer (desenhista) e Ilustrador de Modas: Desenha figuras e trajes de moda. Pode trabalhar em ateliês de moda, tecelagem, lojas de tecido ou como ilustrador em revistas, jornais e agências de publicidade.

Personal stylist e consultor de moda: Sempre por dentro das tendências, conhece bem as regras de proporção para indicar modelos de acordo com cada estilo e tipo físico de pessoa. Atua geralmente como freelancer.

Entre as opções de negócio próprio estão a assessoria em pesquisa e criação de moda, elaboração de figurinos, desenvolvimento de produto, além de sua própria confecção de roupas.

curso de desenho de moda

APOSTILA 1. Os diversos profissionais da moda; A moda e as suas engrenagens; Exercícios para a coordenação motora e para educar a visão; Estudo comparado das figuras de moda; Construção da figura feminina e masculina de moda de frente, perfil e costas.; Vestindo os primeiros manequins.

APOSTILA 2. Construção das figuras infantis de frente e de costas; Ampliação e redução dos croquis; Vestindo os primeiros manequins infantis; Olhos, narizes e bocas; Rostos femininos, masculinos e infantis de frente, perfil e semi-perfil; Expressões básicas.

APOSTILA 3. Acessórios; Rostos e acessórios para a cabeça; Mãos femininas, mascul. e infantis; Mãos e seus acessórios; Pés e calçados femin., mascul. e infantis; Bases simplificadas para a criação de calçados; Aviamentos; Bolsos, decotes e golas e dicas para a criação.

APOSTILA 4. Mangas, saias e calças e dicas para a sua criação; Estudo e desenho dos detalhes das roupas; Fibras; Fios p/ tecelagem; Principais fibras e tecidos para o vestuário; Tratamentos aplicados a tecidos; História geral dos tecidos; Cálculo de metragem de tecidos para roupas.

APOSTILA 5. Manequins femininos e masculinos em movimento; Estudo das linhas de movimento das roupas; Vestindo os manequins.

APOSTILA 6. Manequins infantis em movimento; - Vestindo os manequins infantis; Estampas, padronagens e efeitos em tecidos; Desenho de estampas e padrões; Estampas nas roupas em movimento; Noções sobre as técnicas de pintura em papel; Cores; Ilustração de Moda e estilização das formas.

APOSTILA 7. Desenho plano técnico; Moda Infantil; Desenho plano técnico das roupas infantis; Moda para cada tipo físico de mulher; As cores certas para cada mulher; Simbologias das cores.

APOSTILA 8. Etiqueta e comportamento social; Como elaborar um guarda- roupa; Combinando elementos básicos; Como reconhecer a qualidade das roupas; O bom caimento das roupas; Estilo e personalidade de cada mulher; Moda para cada ocasião (casamentos, trabalho e outras); Moda habillé para crianças; Linhas e silhuetas de moda.

APOSTILA 9. Figurinismo; História ilustrada do vestuário (da pré-história a 2000).

APOSTILA 10. Moda masculina; Principais modelos de paletó; Detalhes do paletó e da calça; Cortes de terno; Cores, padrões e tecidos para ternos; Como reconhecer a qualidade dos ternos; O bom caimento do terno; Camisas masculinas; Trajes formais; Outras peças masculinas e unissex; Guarda-roupa básico para executivos; Acessórios; Moda para cada tipo físico de homem; As cores certas para cada homem.

APOSTILA 11. Arte e Moda; Streetwear e os movimentos jovens; Tendências de moda e criação de coleções; Estilismo; Produção industrial de moda; Moda e informática; Confecções de moda (18 segmentos); Costureiros, estilistas e grifes nacionais e internacionais do séc. XIX aos anos 90 (com pronúncia figurada).

APOSTILA 12. Dicionário de moda (com pronúncia figurada dos termos estrangeiros).

curso de desenho de moda

O curso completo é composto de 12 apostilas e assessoria dos professores durante 12 meses para a correção das provas. No término do curso, o Certificado de Conclusão será emitido gratuitamente. Em cada apostila, há provas que você deverá responder e enviar à Escola. Elas serão analisadas e corrigidas com carinho e profissionalismo por competentes professores. Dúvidas também poderão ser esclarecidas por email.

Opcionalmente é oferecido o curso semipresencial com uma aula mensal de 3 horas.
Para terminar seu curso em menos tempo, basta enviar suas provas com antecedência.
Terminando a 6ª apostila, você já pode solicitar o Certificado de Conclusão do curso básico.
Cada apostila tem em média 65 páginas no formato A4.

Para o início do curso: papel sulfite, lápis 2B, 3B ou nº2, borracha, régua 30cm, estilete ou apontador. Posteriormente serão usados materiais de pintura.