Este curso de confecção de roupas exclusivo da EMP é uma modernização do antigo curso de corte e costura e apresenta muitas vantagens:
- É muito mais fácil e prático: enquanto no método por gabarito o aluno precisa tirar as bases e depois desenhar os modelos sobre elas, neste método, os modelos já estão traçados;
- É flexível: adapta-se às necessidades específicas de cada aluno, tanto iniciantes como aqueles já com certa experiência que desejam ampliar seus conhecimentos em costura e montagem de peças;
- É rápido: cursos com duração de 4 aulas de 3 horas cada;

- É personalizado: pode-se escolher cortar e costurar entre mais de 700 modelos atuais disponíveis nos mais de 70 kits de moldes em ampla grade de tamanhos;
- Todos os segmentos de moda à disposição do aluno: feminina, masculina, infantil, bebê, tamanhos grandes, malharia, fitness, moda íntima (lingerie, underwear e sleepwear), moda praia, natação e moda pet!
O conhecimento é cumulativo e vai aos poucos formando a(o) profissional de costura e a piloteira para confecções dos mais variados segmentos de moda.

Atenção! Se o seu objetivo também for aprender a traçar os moldes, o mais indicado é fazer algum curso de modelagem com corte e costura da EMP:
- Unificado (para todos os segmentos de moda) ou
- Moda feminina
Para quem já costura, estes cursos de modelagem também podem ser feitos à distância.

São ensinadas em passo a passo todas as técnicas de corte, costura e acabamento para a montagem dos mais variados tipos de peça a partir de kits de moldes à escolha do aluno.

Pode-se fabricar roupas nos diversos segmentos e assim abrir sua própria confecção ou ateliê de reformas de roupas. Também poderá atuar como piloteira, a profissional responsável pela costura da primeira peça (peça-piloto) para a orientação das demais costureiras, pois saberá fazer a montagem dos mais variados tipos de peça do vestuário e conhecerá diversas máquinas disponíveis para confecções.

São cursos rápidos de apenas 4 aulas de 3 horas para cada kit escolhido. Essa é a carga horária mínima necessária para a emissão do certificado que será conferido por tipo de peças montadas.

Moldes EMP, régua quadriculada de 60cm, lapiseira, borracha, tesoura, carretilha, papel manilha ou kraft, alfinetes, agulhas, giz de alfaiate, bobinas. Tecidos e aviamentos deverão ser adquiridos após consulta aos professores.